segunda-feira, 10 de março de 2008

Doutorando em psicologia


Mais um colaborador do APL Lácteo faz pós-graduação stricto sensu. Miguel Ivan, técnico concursado do Sebrae Goiás é economista, com mestrado em agronegócio pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Interessado em compreender os "processos de negociação", Miguel acaba de ingressar no doutorado da Universidade Católica de Goiás - UCG, entidade que tem classificação nível 5 (máxima) pelo sistema CAPES. Com apoio do Sebrae, ele se dedicará ao doutorado em psicologia, sob a orientação do Professor Doutor João Cláudio Todorov, um dos maiores pesquisadores do mundo em sua área. Todorov é doutor em Psicologia pela Arizona State University (1969), ex-Reitor (1993-1997), ex-Vice-Reitor (1985-1989) e Decano de Pesquisa e Pós-Graduação (1985) da Universidade de Brasília - UnB. Atualmente é membro do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Brasília - FUBRA, consultor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, com larga experiência na área de Psicologia, especialmente em "processos de aprendizagem, memória e motivação".

Miguel Ivan foi um dos primeiros a apoiar a ação de estruturação e fortalecimento do APL Lácteo da microrregião de São Luís de Montes Belos, fato também explicado pelo vínculo afetivo que mantém com a microrregião, onde sua família está radicada. Miguel é neto do Sr. Miguel Novato, um dos pioneiros de São Luís de Montes Belos.

domingo, 9 de março de 2008

Laticínios do APL conquistam declaração de BPFs


Visando aumentar a competitividade do APL Lácteo o Sebrae Goiás está concluindo um importante trabalho que é a implementação das boas práticas de fabricação - BPFS nas pequenas e médias empresas de laticínios da microrregião de São Luís de Montes Belos. Sete laticínios contrataram a consultoria do Sebrae Goiás para esse fim e três deles já obtiveram os requisitos mínimos, podendo receber a declaração de BPFs no próximo dia 27/março. A solenidade de entrega ocorrerá no estacionamento do Laticínio Farlat, em Córrego do Ouro, a partir das 19:00h. Receberão o atestado de conformidade as empresas Laticínios Farlat Indústria e Comércio Ltda, de Córrego do Ouro, Laticínios Missiato Ltda, de Turvânia, e Laticínios MB Ltda, de São João da Paraúna. A governança do APL Lácteo, articuladora dessa ação, espera entregar ainda este ano as declarações de BPFs aos demais laticínios que seguem implementando mudanças sugeridas pelas auditoras responséveis. Todos eles já obtiveram mais de 117% de avanço nos requisitos de conformidade, um esforço incontestável para atingir o nível mínimo requerido. O custo da implementação foi assumido pelos parceiros da seguintes forma: 50% subsidiado pelo Sebrae Goiás; 25% pelos laticínios participantes; e 25% pelo municípios onde estão instaladas as empresas.

Um site para integrar as instituições de ensino do setor lácteo


Acaba de entrar em operação (mar/08)um site destinado a integrar as instituições e pessoas latino-americanas ligadas à formação e capacitação profissional para o setor lácteo (http://www.redleche.org). A iniciativa é da Federación Panamericana de Lechería-FEPALE e Aula de Productos Lácteos de la Universidad de Santiago de Compostela - Galicia, Espanha, com o apoio de outras instituições do setor.

A rede pretende criar mecanismos de intercâmbio entre as instituições e pessoas ligadas ao setor lácteo e proporcionar a criação de serviços de informação, orientação e capacitação para diferentes níveis de agentes da cadeia do leite. Espera-se com essa iniciativa o fortalecimento das entidades do setor lácteo latino-americano.

Compõem essa rede: Centro Nacional de Ciencia y Tecnología de Alimentos -CITA Universidad de Costa Rica (Región Norte); Instituto de Ciencia y Tecnología de Alimentos - ICTA - Universidad Nacional de Colombia-UN (Región Andina); e
Laboratorio Tecnológico del Uruguay-LATU (Región Sur)


O APL Lácteo é um potencial integrante dessa rede, podendo fazer parte por meio de suas instituições parceiras como Universidade Estadual de Goiás - UEG UnU São Luís de Montes Belos, Faculdade Montes Belos - FMB, Instituto de Educacional Pinheiros - IEP, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, Universidade Federal de Goiás/Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos - UFG, Embrapa Gado de Leite e Escola Estadual Americo Antunes.