sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

APL Lácteo e DRS promovem integração

O Banco do Brasil, com sua estratégia negocial DRS - Desenvolvimento Regional Sustentável, está engajado nas ações de estruturação e fortalecimento do APL Lácteo. Por meio de suas agências sediadas na região e superintendência regional, o BB busca integrar-se aos demais agentes econômicos, sociais e políticos do arranjo para dinamizar a atividade leiteira, especialmente no setor produtivo primário da microrregião de São Luís de Montes Belos.

Em reuniões realizadas nos dias 24 de novembro e 16 de dezembro, na AABB de São Luís, foi selada a formação de um núcleo de inteligência competitiva do APL cuja coordenação inicial está a cargo do BB. O núcleo de IC integrará a governança do APL, tendo como papel primordial a
coleta, análise e gerenciamento de informações externas que podem afetar os planos, decisões e operações da cadeia do leite da microrregião de São Luís. Inicialmente o foco do núcleo será a coleta de informações do próprio APL, começando pelo elo produção.

A referida coleta será desenvolvida pelo Sebrae Goiás, Secretaria de Estado da Agricultura e parceiros locais. Serão conhecidos nesse trabalho os 540 produtores mais dedicados à produção de leite nos 18 municípios. A partir dessa identificação, serão levantados os perfis das propriedades, dos produtores e trabalhadores rurais envolvidos na atividade leiteira e identificadas as necessidades do setor, possibilitando o planejamento das ações das entidades locais e das institucionalidades de suporte.