sábado, 29 de março de 2008

APL ganha curso de Agronomia



O empreendedorismo da Faculdade Montes Belos - FMB está beneficiando o APL Lácteo com um novo e muito importante curso: Agronômica. O processo de implantação está em andamento, a área rural já foi adquirida e nela estão sendo construídas as instalações necessárias em ritmo bastante acelerado. Com esse curso o APL amplia a formação de competência para uma atividade leiteira de alto desempenho, como está idealizado. Os produtores rurais da microrregião, em particular, ganham a oportunidade de formar seus filhos para um uso mais eficiente da terra, com perspectivas de maior geração de riqueza agropecuária e melhores condições de vida no campo. Com o curso de Agronomia a agricultura passará a contar com o mais importante insumo para a produção eficiente e competitiva que é o conhecimento. A partir desse insumo a agrcultura que é hoje basicamente de subsistência poderá voltar-se para o mercado, gerando riqueza e desenvolvimento para o Oeste Goiano. À frente do curso está o competentíssimo Prof. Itamar Pereira de Oliveira, engenheiro agrônomo com ampla experiência acadêmica e científica, pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão recém-aposentado.

Formandos em Agronegócio


Cola grau neste 04 de abril a turma de Gestão em Agronegócios da UEG de São Luís de Montes Belos. São 16 formandos, dentre os quais o Diretor-Geral do Conselho Gestor do Arranjo Produtivo Lácteo, Jesus Camargo da Silva (60), que também é presidente da Associação dos Produtores de Leite de São Luís e Região - Aproleite. Junto com a turma de Agronegócio colam grau os formandos de Gestão Pública, com 31 alunos. Detalhe: do total de quarenta e sete, 51,1% são mulheres. Elas são 56,3% dos formandos em agronegócios e 48,4% dos novos gestores públicos. Como paraninfo da turma, muito honrado, Benedito Cardoso Laureano, articulador institucional do APL Lácteo.

domingo, 23 de março de 2008

FARLAT recebe declaração de Boas Práticas de Fabricação - BPF


O laticínio Farlat, de Córrego do Ouro, é uma das três empresas a receber do Sebrae Goiás a declaração de Boas Práticas de Fabricação - BPF. A empresa integra um grupo de 7 laticínios que desde abril de 2007 vem recebendo apoio do APL Lácteo para esse fim. Uma parceria entre Sebrae, prefeituras e laticínios viabilizou a consultoria para implantação das BPFs. Cada laticínio participante custeou 25% da consultoria, cabendo outros 25% às prefeituras de onde estão localizados e ao Sebrae a parcela dos 50% restantes. O objetivo dessa ação é fortalecer as pequenas e médias empresas de laticínios, ampliando a concorrência na compra de leite, que favorece os produtores, e aumentando a competitividade dessas empresas na disputa por mercado. Além do Farlat estão recebendo as declarações: Laticínios Missiato Ltda, de Turvânia; e Laticínios MB Ltda, de São João da Paraúna.
Os outros 4 laticínios que compõem o grupo beneficiário estão fazendo suas tarefas e adequações para receberem nos próximos meses as ditas declarações. Todos eles já evoluíram muito em relação ao estágio inicial, com melhoria média de 160,8% no índice de conformidade.

Aproleite de Palminópolis vira modelo


A direção da Associação dos Produtores de Leite de Palminópolis - Aproleite vem recebendo cada vez mais convites para contar sua história em municípios do Oeste Goiano e de outras regiões. A entidade foi criada em 2002 com 24 associados e hoje conta com 350. A produção de leite é de 85 mil litros/dia, o que dá a Aproleite um grande poder de negociação na compra de insumos e na venda da produção. Em seis anos a associação cresceu também na prestação de serviço a seus associados. Ela tem agora uma loja de produtos veterinários com mais de 1.300 ítens, com repasse (venda) a seus membros a preços 20% inferiores aos de mercado, bem como investe em vários projetos como a instalação de um "balanção" e a construção de um armazém graneleiro.

A estimativa de ganho dos produtores associados em 2007 é de mais de 3 milhões de reais, segundo dados fornecidos por Edson Pedro Alves, o popular "Carica", Gerente-Executivo da entidade. Com tanto sucesso, "Carica", um dos fundadores e principais líderes da Aproleite, virou palestrante, com inúmeros convites para contar a boa experiência palminopolina. No dia 22 de março ele esteve em São Luís de Montes Belos a convite de produtores e do Sindicato Rural local. Em meu entendimento, afirmou "Carica", cada município deve criar sua aproleite e no futuro, juntas, precisam constituir uma central das associações. Isso fortalecerá a classe produtora como nunca na região, concluiu ele.