sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Seminários e aula imperdíveis

A UEG de São Luís de Montes Belos promove nesse fim de semana (29/2 e 01/03) mais um encontro do curso de pós-graduação latu sensu em bovinocultura de leite. Na sexta-feira serão dois seminários. O primeiro será dirigido pelo médico veterinário Wanderson Portugal, presidente do CRMV-GO e gerente de agronegócios do SEBRAE-GO, sobre o projeto Sinergia, recém-lançado em Quirinópolis. O segundo, dirigido por Waldson Costa, Consultor do SEBRAE-GO, terá por tema o Educampo, consultoria técnica em Bovinocultura de Leite destinada à melhoraria da eficiência técnica e econômica da propriedade leiteira. No sábado haverá aula especial com o prof. Lázaro Xavier, engenheiro agrônomo, PhD, ex-vice reitor da UFG, onde leciona na Pós-Graduação a disciplina Metodologia de Pesquisa.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

MCT libera recursos para o APL Lácteo

O Ministério de Ciência e Tecnologia - MCT transferiu à UEG os recursos do convênio para aquisição de equipamentos para um laboratório de análise de solo e bromatologia (alimentos como capim, silagem, ração etc). Como a Faculdade Montes Belos - FMB está se estruturando para a abertura do curso de agronomia, uma parceria entre as duas faculdades pode viabilizar a construção do prédio que abrigará os equipamentos, evitando que duas estruturas sejam construídas e fiquem ociosas. Estudos jurídicos estão sendo feitos para tornar viável a integração das unidades de ensino. A racionalização na aplicação desses recursos poderá viabilizar outros projetos importantes para o APL Lácteo, além de se constituir num bom exemplo de cooperação entre o setor público e a iniciativa privada, onde todos ganham - as partes, a sociedade e a geração futura.

Projeto Sinergia


Atendendo ao convite do Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Leonardo Veloso, a direção do APL Lácteo participou do lançamento do Sistema Nacional de Educação em Rede de Gestão Integrada do Agronegócio - Sinergia, em Quirinópolis, no dia 25/02/2008. Além do presidente do Fórum Permanente do APL, prefeito João Jatobá, de Córrego do Ouro, fizeram parte da comitiva o prefeito de Nazário, João Machado, o secretário-executivo da Associação Goiana de Municípios - AGM, Uglédiston César e o articulador institucional do APL, Benedito Cardoso Laureano. O projeto Sinergia é uma ampliação do projeto Tanque Cheio, criado pela Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Vale do Paranaíba (Agrovale) que consiste no apoio técnico e gerencial aos produtores de leite cooperados. Integram o Sinergia, na condição de parceiros: Sistema OCB/SESCOOP-GO, Embrapa, UFG, Cefet – Rio Verde, Sebrae, Agenciarural, Senar e Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seagro).
A visita a Quirinópolis pode render uma parceria interessantes entre os projetos Sinergia e APL Lácteo, pois os mesmos se assemelham em alguns aspectos mas bastante diferentes em outros, podendo com isso enriquecer os dois na medida do compartilhamento dos êxitos e fracassos de cada um. Ao final do encontrou foi formulado um convite para produtores e técnicos da microrregião conhecerem a experiência de produtores da região de Cachoeirinha do Rio Preto, interior de Quirinópolis.

Especialização em Bovinocultura de Leite


O APL Lácteo, por meio de suas instituições parceiras, UEG e AZEG, lançará nos próximos dias mais uma turma do curso de Pós-Graduação (Latu Sensu) em Bovinocultura de Leite, com 45 vagas. A Unidade Universitária da UEG em São Luís de Montes Belos aguarda apenas o parecer da pró-reitoria de pós-gradução para definir e divulgar as datas de inscrição para esta que será a segunda turma de especializandos em bovinocultura de leite. O aprendizado das instituições UEG e AZEG com a turma 2007-2008 vai propiciar a melhoria do curso em vários aspectos. Dentro dos critérios de ingresso estará a preferência por alunos egressos de escolas de ciências agrárias e cursos afins como administração de empresas e economia. A coordenação continuará com o prof. Antonio Carlos de Souza Lima, agrônomo, gerente de qualidade da leitbom e membro do comitê assessor externo nacional da Embrapa Gado de Leite. As aulas serão ministradas no Centro Tecnológico do Leite - CTL em São Luís de Montes Belos, GO 060, km 124, saída para Iporá. Algumas linhas de pesquisa do curso: Pecuária leiteira no Cerrado; Dejetos da atividade leiteira; Melhoramento Genético de Bovinos de Leite; Produção de leite a pasto; Produção de leite em sistemas confinados; Processo de gestão da produção de leite; Processamento de Produtos Lácteos e Derivados; Sustentabilidade da cadeia produtiva do leite.

Vanderlei de Castro


A morte de Vanderlei de Castro, da Agrotec, deixa um vazio enorme no projeto de fitoterápicos de Diorama (GO). Perde o município e a região Oeste Goiano um de seus principais líderes. Focado em questões relacionadas à utilização dos recursos naturais e à integração homem-meio ambiente, Vanderlei era um exemplo de determinação e luta. Incansável em seu trabalho, plantou sementes que haverão de germinar em muitos corações e mentes oestinas, a quem contagiou com sua crença inabalável de que é possível um mundo melhor, menos injusto, mais inclusivo. Seu corpo repousa entre árvores que ele mesmo plantou ou ajudou a preservar, pois é ele também uma planta rara em todo o mundo, capaz de combater a descrença, a preguiça e o comodismo de tantos milhares que podem empreender como ele mesmo empreendeu.