terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Produtores e técnicos do APL visitam Santa Catarina

De 14 a 19 de dezenbro produtores de São Luís de Montes Belos visitaram a região de Concórdia-SC em excursão técnica proporcionada pelo convênio Agenciarural/MDA. Estiveram nessa excursão os produtores de leite Benedito Cesário dos Santos e Ederlei Fernandes Braga, acompanhados pelo técnico da Seagro Kleber Willian Gomes. Na ocasião foram recebidos pelos técnicos da Epagri: Dalbello, Diane, Carlos e Massoti.

A programação da excursão mostrou a realidade dos agricultores familiares daquela região, com suas atividades cooperativas, a diversificação de produtos agregando valor aos mesmos, a comercialização e a importância da qualificação da mão-de-obra familiar. Um ponto a ser destacado é a presença efetiva da assistência técnica e do poder público municipal nos trabalhos da comunidade. Nenhuma atividade se desenvolve sem a presença dos mesmos. O apoio desses atores foi relatado pelos produtores em cada visita realizada, dando ênfase ao importante trabalho em conjunto no desenvolvimento da região.

Os ações em busca do desenvolvimento daquela região começaram a ter resultados a cerca de quinze anos onde os agricultores familiares entenderam a importância do trabalho em grupo para o crescimento de todos, fortalecendo o cooperativismo.

A média das propriedades dos 16 municípios da região de Concórdia é em torno de 20 hectares, sendo que, do total, apenas cerca de quarenta por cento é aproveitada para a produção de grãos, suinos, leite, fruticultura e agroindústrias. Os demais sessenta por cento são ocupados com reserva legal e permanente. A população rural gira em torno de 30% enquanto que am alguns municípios esse número chega a 65%. De origem alemã e italiana, os mesmo preservam suas tradições resgatando e mantendo sua cultura, com isso o turismo rural é também uma outra fonte de renda para os moradores da região.

Segundo Benedito Cesário, a visita foi importante para despertar o trabalho em grupo, a consciência ambiental, a diversificação de produtos com agregação de valor, a importância da assistência técnica e do poder público municipal como parceiros dos produtores.

Também participaram dessa excursão técnica produtores e técnicos de Turvânia, Palminópolis, Firminópolis, Adelândia, Paraúna, Buriti de Goiás e Fazenda Nova.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

APL Lácteo busca propriedades-referência para grandes produtores

No APL são poucos os produtores de leite com volume de produção acima de 500 litros dia, mas esse número vem aumentando anualmente. Falta, porém, para esse perfil de produtor, referências locais, o que faz aumentar o risco na atividade.

Uma boa referência para esses produtores está em Itaberái, Goiás, onde representantes do APL foram conhecer a propriedade do Sr. Eurípedes Bassamurfo, presidente da comissão estadual de pecuária leiteira, órgão da Federação da Agricultura do Estado de Goiás - FAEG. Ali são produzidos diariamente 3.000 litros, numa área de aproximadamente 56 hectares, com uma produtividade de quase 20.000 litros/ha/ano.

Eurípedes Bassamurfo é produtor de leite há mais de 10 anos e já enfrentou diversas crises do leite. Sempre, segundo ele, buscando as oportunidades que as crises reservam. No momento, está focado na implementação de um projeto que aumentará a sua produtividade em mais de 60%, com produção diária de 5.000 litros.

Outro exemplo interessante encontrado em Itaberaí é a Produleite, associação de produtores com 27 membros, que juntos produzem mais de 40.000 litros/dia. Essa entidade tem gerado bons resultados a seus associados com um baixo custo operacional.