segunda-feira, 17 de novembro de 2008

MT: intenção é ampliar produção de leite até 2010

O 1º Encontro Empresarial da Cadeia Produtiva do Leite em Mato Grosso, de 11 a 13 de dezembro, reunirá os elos de toda a cadeia - pesquisadores, produtores, empresários (indústria e distribuidores) e consumidor - para discutir os problemas e encontrar soluções para o setor. A meta é produzir mais e melhor; para tanto, é preciso qualificação e investimento em genética, nutrição, manejo e gestão. "O MT Regional é nosso parceiro na organização do evento, trazendo caravanas de produtores para participar das palestras técnicas, feira do leite, exposição de equipamentos e produtos e leilão de gado leiteiro", disse Eldor Sontag, diretor-executivo do Sindilat.

Mato Grosso tem três grandes bacias leiteiras, distribuídas nas regiões Oeste, Norte e Sul, que produzem 1,650 milhão de litros/leite/dia e geram 16.500 empregos diretos. "Com estes programas (Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite e do Projeto Balde Cheio), queremos dobrar a produção de leite até 2010", prevê o presidente do Sindilat, Arnaldo da Silva Alves Filho. O coordenador da cadeia produtiva do leite no MT Regional, Carlos Guilherme Dorileo Leite, explica que o programa vai atender à demanda dos 15 consórcios intermunicipais do Estado que têm atividades na área, da produção, industrialização até o consumo.

"Definimos três pilares básicos dentro desse programa: maior produção e produtividade do rebanho, modernização das indústrias e diversificação dos produtos lácteos e aumento do consumo", explica Dorileo. Em Mato Grosso, o consumo per capita anual de leite é de 90 kg.

As informações são do Site Agronotícias/MT, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
[13/11/2008]

Nenhum comentário: