segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

APL Lácteo busca propriedades-referência para grandes produtores

No APL são poucos os produtores de leite com volume de produção acima de 500 litros dia, mas esse número vem aumentando anualmente. Falta, porém, para esse perfil de produtor, referências locais, o que faz aumentar o risco na atividade.

Uma boa referência para esses produtores está em Itaberái, Goiás, onde representantes do APL foram conhecer a propriedade do Sr. Eurípedes Bassamurfo, presidente da comissão estadual de pecuária leiteira, órgão da Federação da Agricultura do Estado de Goiás - FAEG. Ali são produzidos diariamente 3.000 litros, numa área de aproximadamente 56 hectares, com uma produtividade de quase 20.000 litros/ha/ano.

Eurípedes Bassamurfo é produtor de leite há mais de 10 anos e já enfrentou diversas crises do leite. Sempre, segundo ele, buscando as oportunidades que as crises reservam. No momento, está focado na implementação de um projeto que aumentará a sua produtividade em mais de 60%, com produção diária de 5.000 litros.

Outro exemplo interessante encontrado em Itaberaí é a Produleite, associação de produtores com 27 membros, que juntos produzem mais de 40.000 litros/dia. Essa entidade tem gerado bons resultados a seus associados com um baixo custo operacional.

Nenhum comentário: